Campanha educativa sobre adoção já atendeu quase 450 pessoas em Salvador

0
79
Print Friendly, PDF & Email

 

A campanha educativa “Mães de Coração”, que tem apoio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), já atendeu cerca de 450 pessoas no balcão localizado em um shopping de Salvador, conforme levantamento feito pela equipe do Juizado da Infância e Juventude, que colocou uma equipe para o esclarecimento de dúvidas da população. Segundo os dados do Juizado, a maioria das informações prestadas é sobre o tempo de duração do processo de adoção e quem pode adotar. De acordo com o assessor jurídico Marcel Mariano, que acompanha o trabalho no balcão, muitas pessoas também perguntam por que há tantas crianças em abrigos, sem adoção.

“Explicamos que a maioria dessas crianças está fora dos padrões de procura dos futuros pais adotivos, o que faz com que essas crianças fiquem mais tempo à espera da adoção”, afirmou. Segundo o Juizado da Infância e Juventude, a procura padrão é por crianças menores de cinco anos de idade, do sexo feminino e de cor clara.

Para o titular do Juizado, juiz Salomão Resedá, é importante ressaltar também que os interessados em acolher uma criança podem optar pelo procedimento de pedido de guarda e tutela. “Esses dois, apesar de não garantirem direitos como herança e registro dos nomes dos pais adotivos nos documentos da criança, possibilitam que essa tenha acesso aos cuidados e à assistência familiar que são direitos fundamentais garantidos a elas”, explicou.

Segundo o juiz, muitas das famílias que optam por essa forma de acolhimento acabam adotando a criança posteriormente, “pois a convivência possibilita o desenvolvimento de laços afetivos importantes que acabam levando a essa decisão”.

O atendimento no balcão do shopping, no centro de Salvador, vai da distribuição de folhetos explicativos da campanha à prestação de orientações mais específicas, além de pessoas que chegam para contar suas experiências. “A possibilidade de estar perto da população em um ambiente de grande circulação como um shopping faz com que consigamos quebrar os mitos que ainda existem relativos à adoção”, comentou Marcel Mariano.

A campanha é uma iniciativa do Shopping Piedade e segue até o dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção. O atendimento vai das 9 às 19 horas.

Fonte: TJBA