Capacidade de reinvenção garante bom desempenho da comarca de Mirassol

0
34
Print Friendly, PDF & Email
Em tempos difíceis, a capacidade de se reinventar, de organização e de cooperação entre todos os atores envolvidos, fez e vem fazendo toda diferença na Comarca de Mirassol. A avaliação é da juíza diretora do Fórum de Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá), Henriqueta Fernanda C. A. F. Lima sobre o desempenho da Comarca em um ano de teletrabalho devido às medidas restritivas para evitar o contágio pelo coronavírus.
A Comarca de Mirassol possui três Varas (duas cíveis e uma criminal) e o Juizado Especial Cível e Criminal. Entre março de 2020 a março deste ano foram proferidas 41.204 decisões e 7.789 sentenças, os juízes e juízas promoveram 194 audiências, além de 19 audiências de conciliação. A equipe do Fórum também conseguiu arquivar 8.165 processos.
“Houve aumento significativo da produtividade no período da pandemia, o que atribuo à questão de estar em casa, teletrabalho quase o período todo, e não haver feriado, tampouco hora certa para começar ou parar de trabalhar”, explica. “Embora em casa, por ser mulher e cumular a função de mãe, poucas vezes, mas também de dona de casa, além de no período ter concluído meu mestrado, reorganizei minha rotina de modo a atender a todas as demandas”.
Todo o trabalho dos magistrados (as) foi auxiliado por 34 servidores efeitos, cinco comissionados e seis estagiários. A Comarca conta ainda com quatro credenciados do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que são o juiz leigo, dois conciliadores e a psicóloga, além de dois credenciados pelo Programa Bem Viver (psicóloga e fisioterapeuta). “É fundamental reconhecer a dedicação dos servidores, tanto da Gestão Geral, quanto das Varas. Sempre comprometidos com a qualidade e presteza da atividade jurisdicional”, elogia.
“Só na 1ª vara houve aumentou de mais de 4 mil decisões e aumento de 609 sentenças. Tive quase de 28 mil decisões entre março de 2020 e de 2021 no total, sendo 12 mil decisões de Mirassol D´Oeste, que é minha titularidade, e 16 mil de cumulações e regime de exceção que participo desde 2019”, enumera a juíza.
“Indiscutivelmente, é cansaço o que estamos sentindo agora, mas ao mesmo tempo é muito gratificante ver que sua decisão pode entregar o bem da vida àquela pessoa angustiada, clamando por justiça. Muito gratificante o envolvimento das partes, os advogados, a defensoria, procuradores do Estado e do Município e promotores de justiça, que colaboraram para a realização de audiências por videoconferência e atendimento online”, reconhece.
Canais de acesso – Mesmo com as portas fechadas, o contato direto com as unidades judiciárias segue permanente, seja por e-mail ou telefone, mantendo a efetividade dos serviços e garantindo celeridade nas demandas.
Acesse AQUI os contatos da Comarca de Mirassol D’Oeste.
Fonte TJMT