Cejusc no ClickJud: nova funcionalidade permite realização de acordos pré-processuais pelo celular

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O ClickJud-MT – Web Aplicativo do Poder Judiciário de Mato Grosso – continua se aprimorando para garantir ainda mais comodidade no acesso à justiça. A partir desta segunda-feira (01/03), a população poderá contar com o botão do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) dentro da plataforma do ClickJud -MT. A nova funcionalidade permite a solicitação de reclamações pré-processuais, de forma rápida e gratuita, por meio de um celular, computador ou tablet.
O Técnico Judiciário, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), João Gualberto Nogueira Neto, explica que a maior vantagem da funcionalidade é ela permitir que o cidadão registre um problema em que ele quer a ajuda do Poder Judiciário para resolver. “Além de contar com apoio dos nossos especialistas em pacificação social para solucionar seu problema de forma mais rápida, a pessoa ainda recebe uma chancela da Justiça, pela boa vontade em querer resolver o problema de forma pacífica, caso um dia a demanda venha a ser judicializada”, esclarece.
Que tipo de problema é possível resolver? A funcionalidade só pode ser utilizada antes de se iniciar o processo judicial, no intuito que as partes resolvam seus problemas de forma mais rápida e sem custos. Entre os problemas que podem ser solucionados, estão: divórcio, guarda, pensão alimentícia, herança, inadimplência, briga entre vizinhos, entre outros.
“É uma ferramenta destinada especialmente para a população, que não possui um certificado digital ou token, pois a pessoa pode requerer nossa ajuda para resolver seu problema antes de recorrer à disputa judicial. E claro, resolvendo seu problema de forma amigável, através das ferramentas de pacificação social que temos disponível, todos ganham. É menos tempo, dor de cabeça e dinheiro envolvido”, assegura João Gualberto.
Como utilizar: o procedimento é bastante simples. Basta acessar o https://clickjudapp.tjmt.jus.br , clicar no ícone CEJUSC, preencher um formulário com informações detalhadas sobre o problema e sobre a outra pessoa envolvida. Imediatamente, o usuário receberá um e-mail informando o seu número de protocolo. Em seguida, serão enviadas notificações por e-mail ou WhatsApp, informando sobre o link de acesso, data e hora em que a audiência virtual foi marcada.
“É muito importante que a parte demandante descreva bem o caso e deixe informações de contato da outra parte, como nome completo, CPF, e-mail e telefone, para facilitar a comunicação do Cejusc. No caso do Cejusc não encontrar a outra parte, também disponibilizamos uma carta convite para que o próprio demandante possa entregar ao demandado”, destaca o Técnico Judiciário.
Ele revela ainda que os formulários chegam à caixa de e-mail do Cejusc e são redirecionados para o atendimento do Cejusc mais próximo à cidade onde reside o demandante. Hoje, o Cejusc conta com 38 unidade espalhadas pelo Estado e 1 unidade virtual. Então, após a análise do caso, um profissional faz o convite para a parte contrária e agenda a audiência virtual.
Para mais informações, envie um e-mail para [email protected] ou acesse o serviço através do ClickJud-MT.
Fonte TJMT