Cejuscon de Porto Alegre realiza mutirão de conciliações do SFH

0
68
Print Friendly, PDF & Email

 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) de Porto Alegre realizará mutirão de conciliações de 16 de agosto a 1° de setembro de 2011. Estão previstas 414 audiências relativas a contratos habitacionais realizados com a Caixa Econômica Federal – CEF/Empresa Gestora de Ativos – Emgea. O evento acontecerá na sede da Justiça Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, localizada na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600, andar térreo, ala Oeste.

Diferentemente das audiências tradicionais, uma audiência de conciliação costuma ser bastante participativa e informal. Seu objetivo final é o entendimento entre as partes, por isso, são elas que conduzem o debate. O juiz atua apenas como mediador, garantindo a legalidade da solução encontrada. Desta forma, além de garantir maior satisfação em relação ao resultado, a conciliação tende a ser um procedimento bastante ágil e econômico.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com Cejuscons em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Rio Grande. Somente este ano, foram realizadas mais de 600 audiências e negociados mais de R$ 39 milhões em audiências de conciliação em todo o estado.