Comarca de Bela Vista visa reinserção social de detentos

0
66
Print Friendly, PDF & Email

O Conselho da Comunidade de Bela Vista tem realizado atividades tendentes à reinserção social dos detentos. Atualmente, houve contratação da assistente social Maria Elza Espíndola, que vem realizando a regularização da documentação dos detentos, contato com seus familiares e oportunizando trabalho aos reclusos por meio de oficinas que tem como objetivo iniciá-los profissionalmente para que estes adquiram as condições mínimas para o seu desenvolvimento social, potencializando suas habilidades manuais e auxiliar na reeducação e ressocialização destes.

O Conselho da Comunidade é composto pelo seu presidente Pedro Barcelos do Vale, a tesoureira Eva Florentino Fernandes, o juiz de direito, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, o Ministério Público, representado pela promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, bem como a Defensoria Publica, representada pelo defensor José Ricardo Merini. A assistente social responsável é Geovana Alves Fleitas.
 
As ações que buscam trazer a ideia de ressocialização de detentos procuram reduzir os níveis de reincidência, ajudando na consequente recuperação do detento por meio de medidas que auxiliem na sua educação, em sua capacitação profissional e na busca da conscientização psicológica e social. Vale lembrar que a prisão é um instrumento de reinserção social, sendo que as práticas têm auxiliado neste objetivo, cumprindo à sociedade contribuir para tal reinserção social.
 
O objetivo do Serviço Social é analisar a realidade social dos internos, para garantir o acesso às informações e propor benefícios que venham ao encontro de suas necessidades, tendo como norteador de sua intervenção profissional o objetivo de contribuir para o resgate da identidade e possibilidade de convívio social do interno, bem como prestar assistência aos detentos e às famílias, realizar atendimento de qualidade, garantindo a humanização do atendimento.

 

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação Social – [email protected]