Comissão de Ciência e Tecnologia debaterá fundos de incentivo ao desenvolvimento.

0
100
Print Friendly, PDF & Email

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) fará, na terça-feira (26), às 8h45, a primeira audiência pública interativa para debater os fundos de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico. O colegiado analisará em especial o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL).

O FNDCT é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com uma série de fundos individuais vinculados a setores industriais específicos. Já o FUNTTEL é vinculado ao Ministério das Comunicações e voltado exclusivamente ao setor das telecomunicações.

Para o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), autor do requerimento, esses fundos são ferramentas essenciais para impulsionar o desenvolvimento da indústria nacional e, consequentemente, estimular a economia brasileira.

— Com avanços no desenvolvimento tecnológico, é possível, por exemplo, alterar o perfil das exportações nacionais, ainda muito concentradas em produtos com baixo valor agregado, além de possibilitar a geração de novos empregos, especialmente os de remuneração mais elevada, contribuindo para avanços sociais relevantes.

Foram convidados para a audiência a diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fernanda De Negri, e o titular da primeira diretoria da Secretaria de Controle Externo do Desenvolvimento Econômico do Tribunal de Contas da União (SecexDesenvolvimento/TCU), Alexandre Giovanini Fuscaldi.

Qualquer pessoa pode participar da audiência pública interativa em tempo real, com perguntas, críticas e sugestões, por meio do portal do e-Cidadania e pelo Alô Senado (0800 61 22 11).

 

Fonte : www12.senado.leg.br