Desembargadores federais visitam a obra da nova sede do Tribunal

0
59
Print Friendly, PDF & Email

 

Na última sexta-feira, dia 25, o presidente Olindo Menezes e os desembargadores federais Cândido Ribeiro, corregedor-regional da Justiça Federal da 1.ª Região, Mário César Ribeiro e Néviton Guedes visitaram a obra de construção da nova sede do TRF.  Acompanhados do diretor-geral, Felipe dos Santos, e do diretor da Secretaria de Administração (Secad), Ruiter Ramos, os magistrados foram recebidos pela equipe de engenheiros e pelo diretor da Divisão de Engenharia e Manutenção (Dieng), José Murilo Brito, que apresentou o projeto e fez uma explanação sobre o andamento dos trabalhos.

Na ocasião, o desembargador federal Néviton Guedes salientou a importância da nova sede para os jurisdicionados: “Um dos déficits de que o Tribunal se ressente é o de espaço, tanto para o setor administrativo quanto para os desembargadores. Isso traz consequências nefastas para o próprio jurisdicionado porque um dos problemas da lentidão da justiça é precisamente o de infraestrutura, desde a falta de computadores até, em nosso caso, de um prédio que pudesse abrigar convenientemente os serviços do Tribunal; e esse prédio vai poder dar uma resposta nos próximos anos e nas próximas décadas pra esse grave problema que nosso Tribunal vivencia.”

Com uma área total de 168.866 m²,  a construção da nova sede encontra-se na 3.ª etapa – relativa à complementação das fundações e dos elementos estruturais.  O desembargador federal Mário César Ribeiro ficou impressionado com a grandeza da construção e destacou os benefícios para servidores e magistrados: “É uma obra de grande porte, trará mais conforto para os servidores, com amplo estacionamento. E o próprio prédio, com sua beleza arquitetônica, agrada a todos.” Ele destacou o trabalho da atual gestão “que vem dirigindo com muita competência a obra” e lembrou das dificuldades enfrentadas pelos ex-presidentes que deram início aos trabalhos. “Eles também foram muito importantes para que hoje tenhamos a obra no estágio que encontramos aqui”. E anunciou: “de  nossa parte, esperamos dar continuidade aos trabalhos e contribuir para que o desembargador Cândido Ribeiro possa inaugurar a nova sede”.

O presidente Olindo Menezes mostrou-se satisfeito com a fase atual da obra. “Toda parte do subsolo está concluída e agora estamos partindo para os blocos. O nosso Tribunal é cada dia mais vitorioso.”

A previsão é que a quarta e última etapa da construção tenha início em 2013, quando serão executadas as partes de alvenaria, instalações prediais, equipamentos e acabamentos. De acordo com o cronograma, a nova sede deverá ser inaugurada em 2015.

Também estiveram presentes à visita o juiz federal em auxílio à Presidência, Alexandre Franco, o assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho, diretores de secretarias e servidores.