Integração das polícias é desafio para garantir a segurança dos cidadãos, diz ministro da Justiça

0
63
Print Friendly, PDF & Email

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje (12), na capital paulista, que a segurança pública é tema central para o governo federal e que sem a integração das polícias é impossível garantir a segurança para todos os cidadãos.

Cardozo que participou do Congresso Segurança Brasil 2011, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), declarou ainda que é preciso unir informação, planejamento e gestão para conseguir integrar as polícias.

“Sem sombra de dúvida integrar um país federativo como o nosso que tem municípios, estados, União, forças policiais distintas, é realmente um dos grandes desafios. Nós precisamos integrar não só no âmbito dos estados, mas na União e internacionalmente porque temos uma fronteira imensa com vários países”.

Para Cardozo, a garantia da segurança pública durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 será feita por meio da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos com uma coordenação que supere entraves administrativos e disputas corporativas. “Tenho certeza de que a secretaria vai conduzir políticas integrativas com a participação plena de todas as forças policiais e militares de todo o Brasil”.

De acordo com ele, toda a movimentação antes e durante os eventos será acompanhada permanentemente com os serviços de inteligência.

”As Forças Armadas têm um papel muito importante, embora tenham uma missão mais restrita no plano da segurança pública e colaboração com as polícias militares, civis, federais e rodoviárias”.