Interconexão: Termo de cooperação torna acesso ao PJe mais rápido para MP e PGE

0
28
Print Friendly, PDF & Email
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso permitiu que o Ministério Público Estadual e a Procuradoria-Geral do Estado tivessem suas áreas de tecnologia da informação interligadas com o Data Center do TJ e do Fórum de Cuiabá. A medida otimiza o acesso desses órgãos às ferramentas do Poder Judiciário de Mato Grosso essenciais ao desempenho do Processo Judicial Eletrônico no serviço ministerial.
Na prática, é como se o MP e a PGE estivessem acessando o PJe de dentro do TJMT, explica o diretor do Departamento de Conectividade, Francisco Marcílio. “Esse canal vai ficar estrondosamente mais rápido, por conta da forma como foi realizada a interligação, utilizando fibra ótica. Agora temos um canal direto à rede deles e eles à nossa. É uma via de mão dupla, que beneficia a todos.”
O acordo foi firmando por meio do termo de cooperação técnica 9/2020 e tem o prazo de cinco anos. A conclusão da interligação ocorreu em fevereiro de 2021. Segundo o documento, todos os envolvidos devem estabelecer protocolos e técnicas de segurança para proteção das redes como uso de firewall e mecanismos de controle que evitem sobrecargas no ambiente interconectado, dentre outros.
O Chefe de Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público, Rogério Antonio Duarte Batista, explica que os resultados da estruturação e alinhamento já são perceptíveis. “A proximidade que já havia no compartilhamento de dados estreitou ainda mais. A principal diferença é sentida em Cuiabá, onde estamos todos na mesma rede lógica. Ainda assim, nas demais comarcas, quando os integrantes do MP acessam o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) para executarem suas atividades ministeriais, eles também serão beneficiados por essa interconexão com o TJMT.”
O sistema Processo Judicial Eletrônico é utilizado para gerenciar os processos eletrônicos existentes em todo o Estado. Tanto o módulo cível quanto o módulo criminal já estão instalados em todas as 79 comarcas.
Fonte TJMT