Mutirão Judiciário: TRF-3 realizará sessões de julgamento nos dias 18, 22, 25 e 26/10

0
52
Print Friendly, PDF & Email

 

O mutirão Judiciário em Dia, uma parceria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com o Conselho da Justiça Federal (CJF), realizará sessões de julgamento nos dias 18, 22, 25 e 26 de outubro.

Com 110 processos na pauta, a primeira sessão de julgamento do mutirão acontece no próximo dia 18, a partir das 10h, na sede do TRF3. Outras sessões de julgamento estão agendadas para os dias 22, 25 e 26 de outubro.

Para o mutirão, foram selecionados 12 juízes que atuarão em seis turmas, sob a presidência de um desembargador federal. Cada juiz deverá analisar cerca de 1.000 ações por mês.

Segundo a juíza Mônica Aguiar, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que participa da coordenação do projeto, a equipe está agrupando os processos por temas, para dar maior agilidade ao trabalho. Dos nove gabinetes que concentram maior quantidade de processos – entre nove e 18 mil – cada um encaminhou 1.333 ações para serem analisadas pela equipe nesta primeira etapa de trabalhos.

Lançamento do Processômetro

Também no dia 18/10, às 16 horas, será lançado, com a presença do ministro Francisco Falcão, Corregedor-Geral da Justiça Federal, um “processômetro” para medir o número de feitos julgados durante o período em que durar o mutirão.

O ministro Francisco Falcão destaca a participação ativa da Presidência e da Corregedoria do TRF3 no projeto e o espírito público dos desembargadores do tribunal. “Eles não apenas aderiram ao projeto, como também estão prestando todo o apoio necessário, numa clara demonstração de que estamos todos angustiados com esses atrasos e juntos buscando a solução mais adequada”.

Conciliação é uma das soluções

Entre 18 de outubro e 18 de fevereiro serão realizados mutirões de conciliação, para solucionar cerca de 1700 ações relacionadas ao Sistema Financeiro de Habitação, e à carteira comercial da Caixa Econômica Federal, envolvendo dívidas com empréstimos, cheque especial, crédito educativo, entre outros assuntos.

O mutirão Judiciário em Dia foi lançado no último dia 20 em São Paulo e prevê a realização de uma força tarefa até março de 2011 para julgar mais de 80 mil processos.

Fonte: Tribunal Regional Federal da 3ª Região