Na oitava edição, Prêmio Innovare será entregue quinta-feira

0
76
Print Friendly, PDF & Email

Nesta quinta-feira (15), às 11h, será realizada a cerimônia de entrega do VIII Prêmio Innovare, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.

O prêmio foi criado para dar publicidade, valorizar e incentivar práticas realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo o Brasil, que tenham contribuído para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e para modernizar a Justiça brasileira.

Desde 2004, o Prêmio Innovare recebe inscrições provenientes de todos os estados brasileiros, de todas as instâncias e de todos os ramos da Justiça. Diversas práticas direcionadas para o bem comum têm sido identificadas e disseminadas.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi destaque na sexta edição do Prêmio Innovare. Em consonância com o tema de 2009, “Justiça Rápida e Eficaz”, o projeto “Justiça na Era Virtual”, do STJ, recebeu o primeiro lugar na categoria Tribunal.
Em 2011, os temas são “Justiça e Inclusão Social” e “Combate ao Crime Organizado”, na categoria Prêmio Especial.

Desta vez, concorrerão 371 práticas, inscritas em seis categorias: 105 na categoria Juiz Individual, 100 na categoria Advocacia, 74 na categoria Ministério Público, 40 na categoria Defensoria Pública, 25 na categoria Tribunal e 27 na categoria Prêmio Especial.

As práticas inscritas foram analisadas por consultores parceiros do Instituto Innovare e, posteriormente, avaliadas pelos 27 integrantes da comissão julgadora, composta por ministros do STF, do STJ (Ari Pargendler, presidente; Cesar Asfor Rocha, Sidnei Beneti, Gilson Dipp e Nancy Andrighi), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), advogados e integrantes da Defensoria Pública e do Ministério Público Federal (MPF).

Os vencedores receberão R$ 50 mil, um troféu do Prêmio Innovare e, ainda, placas de homenagens. Além disso, suas práticas serão divulgadas em outras regiões do país por uma equipe composta de magistrados, advogados, promotores de Justiça e diretores do Instituto. A categoria Tribunal não receberá premiação em dinheiro.

O vencedor da categoria Prêmio Especial, além da premiação em dinheiro, fará intercâmbio no exterior, oferecido pelo Human Rights Institute/IBA.

 

Coordenadoria de Editoria e Imprensa