OAB/MS – Conquista da advocacia: gravação das audiências está disponível no e-SAJ

0
58
Print Friendly, PDF & Email

 

Uma nova ferramenta disponibilizada aos advogados permite o acesso ao áudio e vídeo gravados nas audiências no portal e-SAJ. A novidade, que está em operação desde setembro, foi debatida em reunião realizada nessa quinta-feira (1º), entre o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, e o desembargador presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), João Maria Lós.

Para o presidente da Seccional, a nova ferramenta tem o intuito de auxiliar o dia a dia do advogado. “Era uma solicitação frequente dos advogados sul-mato-grossenses que a OAB/MS insistentemente requeria o atendimento. Essa novidade aprimora o exercício da advocacia e permite ao profissional oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes”, avaliou. A inovação vai atender todas as comarcas do Estado.

Anteriormente, para obter acesso ao áudio, o advogado precisava portar um pen drive ou dvd e solicitar o arquivo ao juiz, ou no cartório, em certo período após a realização da audiência. A presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS, Silvia Aparecida Ibanez, vê a celeridade processual como um dos benefícios em favor do advogado e jurisdicionado. “É uma inovação excelente, pois garante agilidade no trabalho do profissional e permite o acesso a todos os dados da audiência. A ferramenta é dinâmica e veio pra ajudar nossa classe”.

Em comunicado, o TJMS informa que por medida de segurança o acesso aos áudios e vídeos será permitido apenas a advogados, membros do Ministério Público e Defensoria Pública, vinculados aos processos em que atuam.

Participaram da reunião o secretário-geral da OAB/MS, Lázaro José Gomes Júnior, o secretário-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA/MS) e secretário-geral da Comissão de Advogados Criminalistas, Marcio Widal, o presidente da Comissão de Celeridade Processual e conselheiro, Claudio Guimarães, o presidente da Comissão de Ensino Jurídico e conselheiro, Luiz Carlos Saldanha e o conselheiro Gustawo Tolentino.