OAB/MS fomenta debates sobre Novo CPC em Coxim

0
66
Print Friendly, PDF & Email

 

Na última sexta-feira (3), a Subseção de Coxim recebeu o ciclo de palestras sobre o Novo Código de Processo Civil. A iniciativa, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e da Escola Superior de Advocacia (ESA/MS), busca fomentar os debates acerca do novo código em todas as subseções do interior. Os advogados coxinenses comemoraram a realização do evento no município com um almoço no sábado.


O I Simpósio de Processo Civil contou com três palestras. Na sexta, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, falou sobre os “Aspectos relevantes do processo de execução do Novo CPC”. Já no sábado, o tema “Honorários advocatícios e as principais mudanças no CPC”, foi apresentada pelo conselheiro seccional, Gustawo Tolentino. Em seguida, o diretor-geral da ESA/MS, Sandro Rogerio Monteiro de Oliveira, tratou dos “Princípio da decisão motivada”. O secretário-geral da OAB/MS, Lázaro José Gomes Junior, e o diretor tesoureiro, Elvio Gusson, também participaram do evento.


Para o conselheiro estadual da OAB/MS, Jordelino Garcia, o simpósio foi um “marco histórico” da subseção de Coxim e região. “A reciclagem do conhecimento dos administradores do Direito é imprescindível para um atendimento de excelência ao jurisdicionado”, pontuou. Para o conselheiro, o conhecimento didático dos palestrantes e o compromisso da diretoria OAB/MS em atender o interior com a mesma qualidade que atende os grandes centros são outros pontos de destaque.


A coordenadora da ESA/MS em Coxim, Valeria Ferreira de Araujo Oliveira, classificou o evento como um sucesso e contou com a participação efetiva dos advogados da região. Para Valeria, a classe está prestes a vivenciar uma nova realidade no mundo jurídico. “Nós operadores do direito, temos o dever de atualizar nossos conhecimentos, de caminhar lado a lado das modificações de nossa legislação, para que assim, possamos ofertar a toda sociedade um trabalho de excelência”, declarou.


Na avaliação do presidente da Subseção de Coxim, Jucelino Oliveira da Rocha, o sucesso do evento foi comprovado pela adesão da plateia, composta por 120 advogados. “Nunca se realizou um evento com esse nível e importância na cidade de Coxim. Esse fato demonstra a força da Subseção e dos advogados de Coxim”, avaliou.


Para o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, o objetivo é fomentar o debate acerca do Novo CPC com todos os advogados de Mato Grosso do Sul. “O conhecimento jurídico precisa de constante aperfeiçoamento”, afirmou. No mês de maio, a OAB/MS enviou um exemplar do Novo CPC nas residências de todos os advogados do estado. Para Júlio Cesar, a instituição tem o dever de auxiliar o profissional na atualização e aperfeiçoamento profissional, de forma isonômica para atender a todos. “No passado, dividia-se a advocacia em duas: a do interior e a da capital, quando, na verdade, o que é existe é uma Ordem de Mato Grosso do Sul, com ações amplas a fim de atender os advogados de forma igualitária”, ressalta.