Operação Lama Asfáltica. Receita Federal apura esquema de fraudes em licitação no Estado de Mato Grosso do Sul

0
49
Print Friendly, PDF & Email

 Receita Federal do Brasil, a Polícia Federal, a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (9/7) a Operação Lama Asfálticacom o objetivo de combater organização criminosa suspeita de fraudar licitações em obras públicas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Com a Operação, os órgãos envolvidos apuram indícios encontrados durante as investigações de prática de diversos crimes, tais como sonegação fiscalformação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva e fraudes à licitação.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Participam da operação 28 servidores da Receita Federal, 84 policiais federais e 13 servidores da Controladoria Geral da União.

As investigações tiveram início há dois anosquando foram detectados indícios de que importante empresário de Mato Grosso do Sul e diversas pessoas ligadas a ele corromperiam servidores públicos, fraudando licitações e desviando recursos públicos.

Dentre as ações do suposto grupo criminoso consta o direcionamento de licitações a empresários ligados à organização, os quais recebiam valores supostamente superfaturados e repassavam parte dos lucros a servidores coniventesenvolvidosTambém foram identificadas vultosas doações para campanhas de políticos.

O nome da operação faz referência a um dos insumos utilizados em obras com indícios de serem superfaturadasidentificadas durante as investigaçõesAs empresas investigadas atuam nos ramos de pavimentação de rodovias, construção de vias públicas, coleta de lixo e limpeza pública, entre outros.

O Delegado da Receita Federal do Brasil de Campo Grande participará de entrevista coletiva no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande, quando serão repassadas outras informações relativas àoperação.