Presidente do STJ prestigia homenagem ao ministro Humberto Martins

0
58
Print Friendly, PDF & Email

 

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi agraciado com a Comenda do Mérito Judiciário Desembargador Moura Castro, outorgada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), instituição que integrou até ser nomeado um dos integrantes do tribunal superior. A solenidade, ocorrida na última segunda-feira (14), contou com a presença do ministro Ari Pargendler, presidente do STJ.

Na ocasião, o presidente do TJ alagoano, desembargador Sebastião Costa Filho, afirmou que “o ministro Humberto Martins é um exemplo de dignidade e cultura a inspirar a gratidão de todos nós”.

Conduzido pelos desembargadores Orlando Monteiro Cavalcante Manso, Estácio Luiz Gama de Lima e Washington Luiz Damasceno Freitas, e ao som de “Sina”, entoada pelo Coral do Poder Judiciário, o ministro do STJ adentrou ao plenário do TJAL para receber a maior honraria do Judiciário alagoano, em reconhecimento à sua contribuição às ciências jurídicas e ao Poder Judiciário brasileiro.

O chefe do Judiciário estadual abriu os discursos da sessão solene, destacando a trajetória bem-sucedida do ministro Humberto Martins, e realçou a imparcialidade com que ele sempre militou na área jurídica. “Foi com grande alegria e espírito de reconhecimento que o Pleno se reuniu para aprovar, à unanimidade, a outorga desta comenda a Vossa Excelência”, enfatizou.

O presidente do TJ destacou a humildade, amabilidade e apego às origens do também alagoano Humberto Martins: “A inevitabilidade de seu sucesso jamais lhe subiu à cabeça.”

O ministro Ari Pargendler compôs a mesa, juntamente com o presidente do TJ de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho; os senadores Benedito de Lira e Renan Calheiros; o deputado federal João Lyra; o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, além de outras autoridades.

A homenagem a Humberto Martins contou com a presença dos ministros do STJ Cesar Asfor Rocha, José de Castro Meira, Massami Uyeda, Jorge Mussi, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell e Antonio Carlos Ferreira.

Perfil

Alagoano da capital, Humberto Martins tem extensa experiência jurídica. Atuou como advogado de 1979 a 2002, tendo presidido a seccional de Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil entre 1998 e 2003. Foi promotor de justiça adjunto naquele estado, de 1979 a 1982, e procurador do estado de 1982 a 2002. Tornou-se desembargador do TJAL, pelo quinto constitucional. Teve destaque também no âmbito acadêmico. Compõe o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde junho de 2006.