Presidente do TRF da 3ª Região se reúne com conselheiros da OAB/MS

0
87
Print Friendly, PDF & Email

 

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Roberto Haddad, esteve ontem (26) na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul ,onde participou da reunião extraordinária do Conselho Seccional da OAB/MS. Durante o encontro ele ouviu o posicionamento da advocacia sul-mato-grossense a respeito da situação da Justiça Federal no Estado.

O encontro entre o desembargador e os conselheiros da OAB/MS, solicitado pelo presidente da entidade, Leonardo Avelino Duarte, teve como ponto principal ponto de pauta a decisão do TRF de criar a Vara de Bela Vista. A proposta gerou descontentamento entre os advogados do Estado, uma vez que a demanda na Capital e em outros municípios é muito maior.

“Seria melhor para a advocacia sul-mato-grossense, a criação de uma Turma Recursal dos juizados do nosso Estado e de uma nova vara cível em Campo Grande e de outras varas nos demais municípios”, justifica o presidente da OAB. Ele lembra que essas reivindicações estão sendo pleiteadas pelos advogados de Mato Grosso do Sul há muito tempo.

Os conselheiros da OAB/MS também questionaram a possibilidade da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul juntar-se aos estados do Paraná e Santa Catarina, compondo, assim, a 6ª região do TRF, saindo da junção com São Paulo. A criação do novo Tribunal Regional Federal está sendo colocada em discussão na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, onde tramita desde junho de 2003.

Para o presidente da OAB/MS, Leonardo Duarte , o encontro com o presidente do TRF fortalece a advocacia no Estado na medida em que a entidade se coloca à frente das grandes discussões que envolvem não só as questões jurídicas, mas também, as que dizem respeito à sociedade. “Essa mudanças que estão sendo debatidas interessa a todos”, finaliza Leonardo.