Proposta amplia possibilidade de dedução de pensão alimentícia no IR

0
64
Print Friendly, PDF & Email

 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4960/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB), que amplia a possibilidade de dedução do pagamento de pensão alimentícia da base de cálculo do Imposto de Renda (IR).


Atualmente, a legislação (Lei 9.250/95) autoriza apenas a dedução de pensão alimentícia paga por decisão judicial. A proposta do parlamentar permite o abatimento também para a pensão paga espontaneamente, decorrente de acordo registrado em cartório. A medida abrange ainda a prestação de alimentos provisionais – aqueles fixados antecipadamente, até o julgamento da ação principal em curso ou ainda não ajuizada.


Para o deputado, a restrição da dedução às pensões homologadas judicialmente “desprestigia os cidadãos que espontaneamente efetuam o pagamento de pensão, sem a necessidade de serem compelidos a isso”.


Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem – Rodrigo Bittar 

Edição – Marcelo Oliveira



Saiba mais: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/441306-PROPOSTA-AMPLIA-POSSIBILIDADE-DE-DEDUCAO-DE-PENSAO-ALIMENTICIA-NO-IR.html