Secretaria de Fazenda faz vistoria em shoppings cariocas

0
48
Print Friendly, PDF & Email

 

Por Marta Nogueira | Valor

RIO – À procura de irregularidades na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas compras do Natal, a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro começou, nesta sexta-feira, uma vistoria em lojas de shopping cariocas.

Apenas na parte da manhã, foram lavrados 22 autos de constatação, desde mercadoria sem nota até a chamada prática de “destinatários diversos”, onde a nota apresentada não corresponde à mercadoria existente no caminhão. Ao todo, 72 auditores estão participando da operação.

“Os auditores estão também analisando dados como a incompatibilidade de valores entre as declarações de compras dos lojistas junto a seus fornecedores e as emissões de Notas Fiscais Eletrônicas (NFE)”, afirmou a secretaria em nota.

Algumas possibilidades de verificação de movimentação contábil também serão feitas, como a comparação entre as informações prestadas ao fisco e as registradas nas administradoras de cartões de crédito.

Segundo o subsecretário da Receita, Luiz Henrique Casemiro, a fiscalização física nas lojas reforça a fiscalização inteligente. Nesta, a checagem é feita por meio do acompanhamento da movimentação fiscal declarada à receita, comparado à movimentação eletrônica registrada nos equipamentos de Nota Fiscal Eletrônica (NFE).

(Marta Nogueira | Valor)