Site da OAB disponibiliza vídeo-aulas de processo eletrônico

0
54
Print Friendly, PDF & Email

 

Já está disponível para os advogados do Estado a primeira série de vídeo-aulas sobre o processo judicial eletrônico produzido pela Comissão de Direito Eletrônico (CDE) da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS). O vídeo pode ser visualizado no site da OAB/MS, no canal Biblioteca Virtual.

O advogado Leopoldo Lopes, presidente da CDE, diz que, “considerando o tema que envolve o novel processo judicial eletrônico, já em funcionamento no Brasil inteiro e em grande parte de Mato Grosso do Sul, produzimos alguns vídeos-aula e vídeos-tutoriais que representam o resultando do Projeto ‘ESA Vai ao Interior’, com o tema relacionado às práticas processuais por meio eletrônico”.

Através das vídeo-aulas a OAB de Mato Grosso do Sul objetiva a elucidação dos principais pontos que envolvem a Lei 11.419/06 (Lei do Processo Judicial Eletrônico) e sua aplicação, na prática, nos tribunais que exercem jurisdição no Estado. Lopes acrescenta que “ainda, a intenção é disponibilizar os conteúdos na nuvem, isto é, de modo que os advogados sul-mato-grossenses possam assisti-los a qualquer hora e de qualquer lugar”.

A meta da OAB é atingir o maior número possível dos advogados do Estado. As vídeo-aulas serão uma importante alternativa aos advogados para que possam se atualizar sem a necessidade de deslocamento, especialmente aos colegas do interior.

O material está sendo produzido e disponibilizado pela OAB/MS que, mesmo ainda em fase experimental, pretende lançar vários outros vídeos à medida em que forem sendo gravados e editados. A ideia é alimentar a Biblioteca Virtual do site da instituição com conteúdo multimídia de fácil acesso.

Lopes explica que “muitas vezes, devido ao tamanho e duração dos vídeos, há necessidade de se dividir em blocos. No caso da vídeo-aula teórica sobre peticionamento eletrônico, está sendo disponibilizada em quatro partes, sendo que os vídeos relativos à prática serão disponibilizados à partem divididos por tribunal/sistema”.

Será possível adquirir o material em outros suportes (cd, dvd, pendrive ou outros). Mas, por enquanto, os vídeos estão sendo disponibilizados somente pela Internet (website da OAB/MS), tendo em vista a necessidade de familiarização do advogado para com a rotina de acessar o portal em busca de novidades. Registre-se, ainda, que o website da OAB/MS está caminhando para a chamada “web 2.0”, com novidades para 2012.