STJ escolhe lista tríplice para a vaga de Denise Arruda

0
75
Print Friendly, PDF & Email

 

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) escolhe, nesta quinta-feira (13), às 14h, a lista tríplice com os nomes dos desembargadores dos Tribunais de Justiça que concorrem à vaga da ministra aposentada Denise Arruda. Para figurar na lista, o indicado deve somar 17 votos (a maioria absoluta dos 33 ministros do Tribunal).

A escolha se dá em sessão pública, mas em votação secreta. Quarenta e oito desembargadores disputam a vaga. São sete desembargadores da Região Norte; 15 da Região Nordeste; 17 da Região Sudeste; sete da Região Sul e dois do Centro-Oeste.

Após a seleção dos nomes, a lista é encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que indicará o desembargador para ocupar o cargo de ministro do STJ. O nome será submetido a sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e referendo do Plenário do Senado Federal.

O STJ é composto de 33 ministros: um terço de magistrados oriundos dos tribunais regionais federais, um terço de desembargadores proveniente dos tribunais de Justiça e um terço, em partes iguais, alternadamente, de advogados e de membros do Ministério Público Federal, estadual e do Distrito Federal, alternadamente.


Coordenadoria de Editoria e Imprensa