STJ – Ex-vereador Cristiano Girão retorna para a prisão no Rio de janeiro

0
79
Print Friendly, PDF & Email

 

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o retorno do ex-vereador e bombeiro Cristiano Girão Matias para o Grupamento Especial Prisional do Corpo de Bombeiros, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ele encontrava-se preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

Preso preventivamente desde dezembro de 2009, Cristiano Girão foi transferido para a penitenciária federal em fevereiro de 2010, a pedido da Justiça fluminense. Ele foi denunciado pelo Ministério Público estadual, juntamente com outras 11 pessoas, por crimes de formação de quadrilha, extorsão e lavagem de dinheiro.

O ex-vereador está sendo processado por suposta participação em milícia que atuaria na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cristiano Girão também responde a uma ação civil pública por enriquecimento ilícito.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a quadrilha é autora de infrações penais graves, mediante a utilização de enorme arsenal bélico e infiltração de seus agentes no poder público (órgãos de segurança pública e legislativo).

O habeas corpus foi relatado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura. A decisão foi unânime. HC 160542

Fonte: Superior Tribunal de Justiça