TJ cria Escritório de Projeto e cumpre Meta 1 de 2011

0
57
Print Friendly, PDF & Email

 

Está publicado no Diário da Justiça desta quarta-feira (26) o Provimento nº 245, de 25 de outubro de 2011, que cria o Escritório de Projeto no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A implantação do escritório está programada para o mês de novembro. A medida busca o cumprimento da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabeleceu a criação de uma unidade de gerenciamento de projetos para auxiliar a implantação da gestão estratégica nos tribunais.

O Escritório do Projeto trará uma padronização das ações desenvolvidas no judiciário sul-mato-grossense. Trata-se de uma prática já adotada pela iniciativa privada. O escritório de projetos realizará o acompanhamento dos projetos estratégicos e dos projetos que envolvam recursos financeiros previstos no orçamento.

Para auxiliar nas atividades do escritório foi desenvolvido um software que irá registrar e gerenciar os projetos que estão em andamento. Será elaborado um manual para as áreas do judiciário, com informações sobre como implantar um projeto. Além disso, servidores indicados de cada área, em geral responsáveis pelas assessorias técnicas especializadas, receberão treinamento para ser gerentes de projetos. 

Também foi publicado no DJ desta quarta-feira o Provimento nº 246 que cria o Comitê de Gestão Estratégica, um órgão consultivo da Presidência nas questões relacionadas ao processo de planejamento estratégico do Poder Judiciário.

Caberá ao Comitê elaborar o Planejamento Estratégico do TJMS, propor diretrizes, estratégicas e orientações e demais ações relacionadas à gestão do processo de planejamento do Tribunal. Ele será composto por dois juízes auxiliares da Presidência, um juiz auxiliar da Vice-Presidência e um juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, sob a presidência de um dos juízes auxiliares da Presidência.