TJAM – Controle do policiamento durante eleição é do TRE, diz presidente

0
49
Print Friendly, PDF & Email

 

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Graça Figueiredo, rebateu no dia 26 de julho uma informação publicada em jornal da cidade, de que ela esteja repassando ao Governo do Estado o “controle da PM” nas eleições 2010.

Segundo a desembargadora, em nenhum momento ela mencionou isso, o comando da PM é do Governo do Estado, que tem a responsabilidade sobre a preservação da ordem pública no Estado do Amazonas. “Mas o controle do policiamento, durante o período da eleição é do TRE”, advertiu a presidente.

Graça Figueiredo explicou que houve interpretação errada do que ela disse. “O que eu realmente afirmei é que não aceitaria que o Governo do Estado pagasse a força policial para o TRE e sim diretamente para a instituição PM”, afirmou a magistrada.

— Não tem por que o TRE fazer essa intermediação, quando o Governo do Estado pode fazer o pagamento diretamente para a Polícia Militar. Nunca eu disse que iria pedir ao Governo que fique responsável pela coordenação do policiamento durante as eleições. Isto não é verdade.

Agora é verdade, de acordo com a desembargadora, que a logística quem vai dar é a PM, pois ela conhece os mecanismos de segurança, o aparelhamento necessário e as características de cada município. “Mas quem define quantos homens serão necessários e quais os lugares onde a segurança tem que ser intensificada é o TRE”, explicou Graça Figueiredo.