TJCE – Varas da Fazenda Pública recebem reforço para agilizar processos

0
74
Print Friendly, PDF & Email

 

A partir desta terça-feira (08/06), os dez juízes auxiliares e 16 servidores integrantes do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza passarão a atuar nas Varas da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua.

Segundo o coordenador do grupo, juiz Francisco Bezerra Cavalcante, o trabalho terá início pelas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas. “Em seguida, vamos contemplar as outras cinco Varas da Fazenda Pública, sempre com o objetivo de colaborar para a desobstrução do andamento processual, ainda mais em um momento importante pelo qual elas passam agora, que é o da virtualização”, disse.

O grupo, instituído pelo Tribunal de Justiça do Ceará em fevereiro deste ano, está atuando desde o mês de março nas 1ª e 30ª Varas Cíveis. “Começamos pelas que estavam mais congestionadas e, agora que já conseguimos dar uma grande alento a essas varas, com uma redução significativa de processos aguardando julgamento, podemos estender nossa contribuição”, considerou.

Em pouco mais de dois meses de trabalho, o grupo já conseguiu solucionar 2.571 processos judiciais. Desses, 1.906 foram resolvidos durante o mutirão “A Justiça se preocupa com você – Diga sim à conciliação”, realizado em maio deste ano, e 668 tiveram sentença proferida pelos juízes integrantes do grupo.

Além disso, foram realizados 1.486 despachos e 11.904 expedientes. “Nós sabemos que, para desobstruir, não é preciso só julgar, é preciso preparar o processo, antes e depois da sentença, e isso nós só conseguimos com o empenho e dedicação, tanto dos juízes como dos servidores”, afirma o coordenador.