TJDFT implanta sistema de Notas Taquigráficas Virtuais

0
72
Print Friendly, PDF & Email

 

O TJDFT começa a implantar o sistema de Notas Taquigráficas Virtuais, na tarde desta sexta-feira, 24/8, o projeto foi apresentado aos desembargadores da Casa, durante sessão do Tribunal Pleno. O projeto, que integra o Plano de Gestão do Biênio 2010-2012, foi viabilizado a partir do desenvolvimento de um módulo no sistema de andamentos processuais de 2ª Instância, desenvolvido pelo Tribunal por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação – SETI em parceria com a Secretaria Judiciária – SEJU.

O principal objetivo do novo sistema é possibilitar a revisão simultânea das notas taquigráficas das sessões de julgamento, pelos magistrados que dela participaram, permitindo maior controle e acompanhamento da revisão, além de agilizar os trâmites processuais. Atualmente, as notas transcritas após as sessões são impressas e a revisão é feita em série pelos julgadores, ou seja, um magistrado de cada vez.

Com o Projeto Notas Taquigráficas Virtuais, uma vez transcritas, as notas serão encaminhadas não mais em meio físico, mas sim eletronicamente e ao mesmo tempo, a todos os desembargadores que participaram da sessão. Estes terão acesso ao inteiro teor das manifestações, conhecendo, inclusive, qual o status das revisões (quem já revisou o voto ou não), porém só terão permissão de alterar os próprios pronunciamentos.

Inicialmente o projeto será utilizado de forma experimental pelo Conselho Administrativo do TJDFT, a fim de testar melhor as funcionalidades do aplicativo. A partir da segunda quinzena de setembro, os setores competentes começarão a ser treinados para usar o sistema, definido pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, como “promissor, barato, simples e efetivo”. Ao término da apresentação, o Desembargador Otávio reconheceu e agradeceu o criterioso trabalho realizado pelos taquígrafos, bem como de todos aqueles que concorreram para o sucesso desse projeto.

A implantação do projeto Notas Taquigráficas Virtuais contribui, ainda, para o alcance de duas das Metas do Judiciário definidas para 2010. São elas, a Meta 4: lavrar e publicar todos os acórdão em até 10 dias após a sessão de julgamento; e a Meta 6: reduzir a pelo menos 2{7a3a68e1616b7aaba0d480ce0a8cac54774e7fddc429e25618f6fd9a5a093145} o consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível (ano de referência 2009).

Autor: (AB)