TJMS – Coordenador da Infância e da Juventude será homenageado

0
63
Print Friendly, PDF & Email

 

Na próxima quinta-feira (20), às 20 horas, o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) e Coordenador da Infância e da Juventude em MS, será homenageado pela Câmara de Vereadores de Campo Grande.
 
Por proposição da vereadora Grazielle Machado, o magistrado receberá a medalha de Mérito Legislativo, por relevantes serviços prestados na Capital de Mato Grosso do Sul. O trabalho de Joenildo, que há trinta anos atua na magistratura de MS, dos quais a maioria na área da infância e juventude, há muito é reconhecido pela sociedade sul-mato-grossense.
 
Sob o comando do presidente da Abraminj, com apoio dos grupos de adoção e do Tribunal de Justiça, Mato Grosso do Sul sediou em junho o maior evento sobre adoção na América do Sul. O sucesso da 15ª edição do Enapa foi tão grande que tornou-se um marco.
 
“O XV Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa) reuniu juízes, promotores, defensores, conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, coordenadores de abrigos, pais e filhos adotivos, representantes de conselhos da área de adoção, estudantes e simpatizantes da causa. Não há dúvidas, pela reação dos mais de mil participantes, que conseguimos transformar esta edição em um marco e isso é muito gratificante, visto que as discussões aqui iniciadas demonstram o interesse da sociedade com o tema adoção”, disse ele.
 
Conheça – Joenildo de Sousa Chaves é natural de Ourives (BA). Casado, pai de três filhos, é formado em Direito pela Faculdade de Direito do Norte de Minas – Montes Claros (MG) e pós-graduado na Universidade Católica de Minas Gerais.
 
Foi professor da Cadeira de Legislação Aplicada, do Instituto Norte Mineiro de Educação, advogou por oito anos em Montes Claros e região do Norte de MG, secretário de Fazenda do Município de Montes Claros. Foi aprovado em concurso para o cargo de Delegado de Polícia em MG, professor assistente de prática forense, além de titular das cadeiras de Direito Administrativo, Legislação e Finanças Públicas, da Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas.
 
Ingressou na magistratura de MS em Amambai, em 1980. Dois anos depois, por merecimento, foi promovido para a 3ª Vara Cível em Corumbá. Em 1985, a pedido, foi removido para a Vara Criminal e de Menores da Comarca de Três Lagoas. Foi promovido, por antiguidade, em 1987, para a 2ª Vara Cível de Campo Grande. Foi professor de Direito Comercial da Escola Superior da Magistratura (Esmagis).
 
Em março de 1995, por merecimento, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. No biênio 2003/2004 foi vice-presidente do TJMS. Foi membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 2005/2006.
 
Por seu trabalho, Joenildo já recebeu várias condecorações. Foi reconhecido com a Medalha “Prêmio” da Polícia Civil e Medalha da Inconfidência, ambas conferidas pelo Governo de MS. A ele foi outorgado o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e recebeu a Medalha “Mérito” Santos Dumont, conferida pela Aeronáutica.

Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo