TJMS disponibiliza planejamento estratégico no portal

0
62
Print Friendly, PDF & Email

 

A partir de agora está disponibilizado no portal do TJ, na aba Institucional, o link Planejamento Estratégico do Poder Judiciário de MS. O documento será atualizado a cada cinco anos, e o atual tem projeção de 2010 até 2014.

O Planejamento Estratégico do TJMS foi aprovado pelos desembargadores do Tribunal Pleno, por meio da Resolução 562 de 09/12/09.

Esta é a primeira vez em que é feito um planejamento quinquenal e mais sitematizado, com envolvimento de todas as áreas, magistrados e servidores, atendendo a Resolução Nº 70 do CNJ. 

As 56 páginas contêm apresentação, metodologia, identidade organizacional, diagnóstico Institucional e conceitos para interpretação do mapa estratégico. O modelo Balanced Scorecard – BSC foi adotado, na confecção do relatório, por todos os tribunais do país, por meio da edição da Resolução Nº. 70/2009 do CNJ, e consolidou-se como ferramenta de gestão da estratégia nacional do Judiciário.

Cada tribunal escolheu a formatação de apresentação, adaptou a sua realidade e as suas necessidades, e as linhas gerais do conteúdo foram orientadas pelo CNJ.

Conforme a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Glauce Jane Batista, somente agora foi possível a publicação no site, pois como são muitas metas, os indicadores de desempenho foram definidos recentemente juntamente com as áreas. “Os indicadores medirão se o que foi previsto está sendo executado e como está o percentual de execução das metas para que elas possam ser alinhadas”.

A diretora informou que o próximo passo a ser executado é a Reunião de Avaliação Estratégica – RAE, prevista na  Resolução Nº 70 do CNJ, e pretende apurar o que está sendo executado em conformidade com o que foi planejado e se está alinhada a discussão da proposta orçamentária para o ano de 2011.

Dentre os pontos fracos que precisam ser aprimorados conforme o documento estão a alta taxa de congestionamento de processos em 1º grau, a alta rotatividade de pessoal e a deficiência no atendimento quanto a informações e orientações.

No destaque dos pontos fortes do TJMS estão a informatização em todas as comarcas do Estado, o desenvolvimento de sistemas administrativos pela própria equipe da STI, e baixa taxa de congestionamento de processos no 2º grau.

A missão do TJMS é a prestação jurisdicional em tempo razoável, a visão é ser um judiciário eficaz, com atuação preventiva, confiável e assim reconhecido e os valores são o respeito à cidadania, a transparência e a ética.

Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo