TJMS – Magistrada de Coxim lança curso preparatório para adoção

0
60
Print Friendly, PDF & Email

 

Na próxima segunda-feira (26), das 13h30 às 15h30, a juíza da Vara da Infância e da Juventude de Coxim, Helena Alice Machado Coelho, lançará o “Curso de Preparação de Pretendentes à Adoção”, no Tribunal do Júri do Fórum da Comarca.

De acordo com Rita Olinda Diniz Marques, assistente social da comarca, nesta primeira etapa o curso contará com cerca de trinta participantes, mas nas próximas edições os grupos serão limitados a uma média de 15 pessoas. Uma psicóloga e uma assistente social do Fórum de Campo Grande também serão instrutoras neste primeiro encontro.

Além dos pretendentes à adoção e pessoas que já adotaram, de Coxim e Alcinópolis, estarão presentes também juízes, promotores de justiça, defensor público, conselheiros tutelares, técnicos que atuam na rede de atendimento, como: psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, advogados, profissionais de saúde e do judiciário.

Serão abordados os procedimentos jurídicos, psicológicos e sociais para a concretização da adoção legal. Também será discutida a Nova Lei da Adoção (nº 12.010/09), que prevê a necessidade da preparação à adoção por meio de cursos.

“Falaremos sobre o desenvolvimento da criança, e pretendemos desmistificar questões referentes à adoção tardia, interracial e de crianças com necessidades especiais e outros temas, conforme a necessidade e/ou que sejam sugeridos pelos próprios participantes”. Aqueles que já adotaram farão depoimentos com relatos de suas experiências para servir de exemplo aos pretendentes à adoção, informou Rita.

O curso será realizado mensalmente pela equipe técnica do fórum, e contará ainda com o apoio do GAAM – Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura, que atua na questão da prevenção ao abandono de crianças e adolescentes, encaminhamento à rede de atendimento e na orientação quanto ao processo de adoção legal.

Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo