TJMS – Novas ferramentas marcam 1º ano do site da Corregedoria

0
83
Print Friendly, PDF & Email

 

Um ano após sua criação, o site da Corregedoria-Geral de Justiça continua com uma série de informações e serviços aos servidores, magistrados e público em geral, tendo implementado as ferramentas previstas inicialmente, tais como a inserção de um sistema de busca de pareceres tanto do judicial quanto do extrajudicial, bem como de um mecanismo de busca de provimentos, também do judicial e do extrajudicial.

A agenda do Corregedor foi aprimorada e se transformou em “Atividades da Corregedoria” para que fosse possível também inserir a agenda de trabalho dos juízes auxiliares, além do Corregedor. Uma outra novidade implementada foi o acesso aos concursos em andamento.

Outra mudança neste primeiro ano de funcionamento do espaço eletrônico da Corregedoria foi a disponibilização no “Portal Judicial”, dos Manuais de Orientação, onde são encontrados todos os manuais produzidos ou apenas disponibilizados pela Corregedoria, a exemplo do Manual para o Cadastro Nacional de Adoção, Manual de Correição, Sistema SAJ e o Manual de Procedimentos – GPS, dentre outros. Foram também disponibilizados no Portal assuntos diretamente relacionados aos oficiais de justiça e ao serviço psicossocial.

Outra função disponível no site é a Correição Virtual que facilita o trabalho correicional, pois auxilia a atividade, por meio de planilhas eletrônicas, sem a necessidade do comparecimento físico do órgão.

No acesso rápido foi inserido o sistema Malote Digital disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a comunicação eletrônica de documentos entre os tribunais do país, evitando o envio de ofícios em papel.

Espaço eletrônico da Corregedoria – Em junho do ano passado o link da Corregedoria foi remodelado para atender uma orientação do Corregedor, Des. Josué de Oliveira, no sentido de facilitar o acesso de informações e serviços para servidores, magistrados e jurisdicionados.

Além do novo layout e da nova área, a mudança foi estrutural. A ideia foi destacar o papel da Corregedoria e, ao mesmo tempo, disponibilizar um acesso rápido das informações aos advogados, servidores, magistrados e cidadãos.

No espaço da Corregedoria há a separação de informações: Institucional, Judicial, Extrajudicial e Serviços. No Institucional é possível conhecer o histórico, a composição do biênio 2009/2010, o organograma, a agenda do Corregedor, as competências, o código de normas e fazer contato pelo Fale com a Corregedoria.

No espaço Judicial, os cidadãos e operadores do Direito tem acesso às leis, aos atos normativos, às padronizações, além de informações sobre cartórios/varas judiciais, custas, manual de correição, inspeção virtual e mandados (oficiais de justiça). No Extrajudicial é possível encontrar atos normativos, endereços dos cartórios do extrajudicial, selos , concursos, datas de correições, e o acesso aos serviços.

No link da Corregedoria estão também disponíveis os seguintes serviços: BacenJud, Indicadores Econômicos, Vara da Infância, Planilha de Fiscalização, Central de Escrituras (SGE), Consulta Pública (SGE), Alvará Eletrônico ([email protected]), INFOJUD, INFOSEG, PREC WEB, SGI, SINIC, SIG-EX, SIG-EXTESTE, Relação das Indenizações de Transporte, Relação de Médicos Peritos e de Corretores e Imobiliárias credenciadas para trabalhar com processos judiciais.

As informações que antes eram fornecidas por telefone são todas disponibilizadas no site, o que significa que as mudanças, além de contemplar um número maior de esclarecimentos, facilitam a visualização e o acesso.

Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo