TJMS – Turma recursal realiza primeira sessão por videoconferência em MS

0
47
Print Friendly, PDF & Email

De forma pioneira no Estado, nesta quinta-feira (19), a 2ª Turma Recursal Mista dos Juizados Especiais realizou uma sessão por videoconferência. A iniciativa atende recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conferindo maior rapidez no julgamento em grau recursal, permitindo que os magistrados integrantes da sessão de julgamento se conectem ao terminal de videoconferência de seus gabinetes, podendo, ao término da sessão virtual, retornar seus afazeres em suas respectivas varas, gerando economia de tempo e recursos.

 

A 2ª Turma Recursal Mista é composta pelos juízes Vitor Luis de Oliveira Guibo, Olivar Augusto Roberti Coneglian e Albino Coimbra Neto. De acordo com o juiz Vitor Guibo, trata-se de um sistema simples que não requer aparelho sofisticado ou maiores requisitos de informática.

 

Segundo ele, o equipamento é do Tribunal de Justiça, trata-se do mesmo computador  já utilizado por cada juiz normalmente, e o programa é fornecido pelo CNJ. “Cuida-se de ferramenta de software disponibilizada pelo CNJ para uso em todo o país, seja para oitiva de testemunhas, participação de advogado distante em uma audiência ou sessão, ou a própria realização da audiência ou sessão à distância”.

 

Para o magistrado, a sessão por videoconferência pode beneficiar “pessoas que tenham dificuldades de locomoção para a audiência ou sessão ou mesmo garantir conforto de quem precisa estar presente em uma audiência distante. É o Judiciário se aproximando mais não só das partes, mas facilitando o acesso aos advogados, promotores, defensores e outros”.

 

 

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação