TJRO – Justiça Rápida faz triagens em Porto Velho

0
78
Print Friendly, PDF & Email

 

Os Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Porto Velho fazem durante essa semana as triagens dos casos que podem ser resolvidos pela Operação Justiça Rápida Itinerante 2010. Nessa segunda-feira, 14, o trabalho é feito na Escola Castelo Branco, na avenida Farquar, 2739, no bairro Arigolândia. As audiências serão marcadas para o mês de julho.


A triagem é das 8h às 18h. Na quarta-feira, 16, o atendimento será na Escola Estudo e Trabalho, no bairro Areal. No dia seguinte, a seleção dos casos para solução na Justiça Rápida é na escola Joaquim Vicente Rondon. Nos dias 18 e 19, nas escolas Risoleta Neves, no bairro Tancredo Neves, e no Colégio Padrão, no bairro Cuniã, respectivamente.


Segundo o coordenador da Operação na capital, Juiz João Luiz Rolim Sampaio, esse trabalho faz parte da 1ª Semana de Conciliação da Operação Justiça Rápida 2010. Depois de selecionados os casos que se enquadram nos serviços oferecidos, as audiências são marcadas. As audiências são realizada nos mesmos locais das triagens, com exceção das marcadas na escola Risoleta Neves, que serão no Colégio Padrão, no dia 2 de julho.


Para ser resolvida na Justiça Rápida, a questão levada pelo cidadão pode ser de cobrança cujo valor seja de até 40 salários mínimos, cerca de 20 mil reais; e outros que não ultrapassem 20 salários mínimos, que podem ser conduzidos sem a assistência de advogados. Também são resolvidas questões referentes a pensões alimentícias, divórcios e mais 20 classes de procedimentos realizados pela Justiça. Correção de erros em registros de nascimento e a expedição do documento também são realizadas pela operação.


Demanda


Na última Semana de Conciliação feita na capital, em novembro do ano passado, foram realizadas 648 audiências, a maioria eram ações de cobrança. Durante todo o ano de 2009 foram 2.417 audiências realizadas durante as operações itinerantes em Itapuã do Oeste, nos distritos do Baixo Madeira e da Ponta do Abunã, Candeias do Jamari e na sede do município.

Assessoria de Comunicação Institucional